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Inventário de ativos - Tecnologia da Informação

Uma recomendação comum de algumas normas de segurança e também normas de gestão e governança é manter um inventários dos ativos da empresa. Qual a razão disso ser uma recomendação? É realmente importante?

Sim é importante e bastante, se você não possui um inventário de ativos na empresa onde trabalha faça isso o quanto antes, tenha uma boa documentação de tudo na empresa. É importante ter documentado tudo, mas tudo mesmo, inicie com os ativos físicos, isso não se restringe apenas a área de tecnologia da informação isso seria importante de se ter para a empresa toda, como o blog é de tecnologia vamos nos ater a este segmento.

Inicie com os ativos físicos, servidores, rack, cabos, computadores, impressoras, switches, firewall, roteadores, periféricos como teclado, mouse, placas de rede, hard drives, tomadas, pontos de rede, ponteiras de cabos, canaletas, pontos de acesso sem fio, antenas, enfim tudo.

Você precisará montar uma planilha com todos os equipamentos, modelos, data de compra, localização na empresa, etiqueta com número de identificação, depois pode-se fazer o inventário dos softwares instalados nestes equipamentos, quem é o fabricante, documentação do equipamento disponibilizada pelo fabricante.

Após ter o inventário dos equipamentos físicos você poderá passar para os cabos de rede, portas de switch, configurações de rede, virtualização, configuração de virtualização, como estão organizadas as vlans na empresa, enfim toda a parte de organização lógica da empresa e também como está definido a política de backup, qual a frequência com que os backups são feitos, tempo de retenção, tempo de restauração, repositório de backup, quanto há de espaço para armazenamento de dados, está tudo funcionando perfeitamente? Há algo a ser melhorado? Este último questionamento deve ser feito em relação a tudo.

Por fim ao ser feito um inventário já se faz ao mesmo tempo e se providencia uma documentação de todos ativos da empresa, sejam físicos, virtuais, de software ou de configurações, há ferramentas que ajudam nesta tarefa porém sempre irá haver limitações nas ferramentas e o melhor é que seja feito em uma planilha mesmo e de forma manual pois você terá alta flexibilidade ao elaborar os documentos.

Espero que este post tenha lhe ajudado e boa sorte com o inventário e documentação.



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