Política de Privacidade

  Revisão 07/2023 CONDIÇÕES E TERMOS DE SERVIÇO E UTILIZAÇÃO “Intelligence Software” A Intelligence Software provê serviços de desenvolvimento de aplicativos no território brasileiro. Temos a responsabilidade de proteger cada cliente e lhes proporcionar os melhores serviços possíveis. As diretrizes seguintes foram projetadas para assegurar a qualidade de nossos serviços. Tenha certeza de que entendeu e concorda com as políticas, pois a violação dessas políticas poderá resultar em suspensão ou término da sua conta sem direito a reembolso de valores pagos. Você confirma e concorda que a Intelligence Software, a seu absoluto e exclusivo critério, pode alterar ou modificar este Acordo, e quaisquer políticas ou acordos integrados a ele, a qualquer momento, e tais alterações ou modificações entrarão em vigor imediatamente após a publicação neste Site, e seu uso deste Site ou dos Serviços encontrados neste Site após tais alterações ou modificações terem...

Verificar integridade de um arquivo por hash

É possível verificar a integridade de um arquivo, integridade significa que o arquivo permanece da mesma forma como a pessoa que o criou deseja, significa que não houve alteração por uma pessoa ou programa não autorizado. É um conceito bastante importante na área de segurança da informação, a integridade é um dos pilares da segurança da informação pois permitesse garantir que um documento é válido mesmo sendo ele trocado em duas cidades que estejam localizadas cada uma em um lado do globo. Uma forma de verificar a integridade de um arquivo e pela hash.
Hash é um resumo de um arquivo, é como um filtro pelo o qual você passa o arquivo e tem como resultado uma cadeia de caracteres única, se eu alterar um ponto no arquivo a hash "cadeia de caracteres" se transforma em uma cadeia totalmente diferente da original, o hash de um arquivo é único, e os hash tem várias aplicações no dia a dia do profissional de tecnologia. Vamos a um exemplo prático:

Eu tenho um arquivo e o conteúdo dele é este abaixo:







Após passar este arquivo por uma função de hash, md5 no caso temos este resultado:






A cadeia de caracteres "a5890ace30a3e84d9118196c161aeec2" é o hash do arquivo como já comentado. Agora vou adicionar apenas um ponto (.) no arquivo e vejamos o que ocorre.





O hash já é totalmente diferente:




"85c45b74e8753920570f6c9a01ca759b"

Fechou! 
Você pode pesquisar e irá encontrar outras funções de hash e há também a possibilidade de verificar o hash através delas. Há sha, sha1, sha256 e outras.



Até.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Phoenix Project - Review

List of features to be realized in Packet Tracer

Understanding static routing